REDE - brinquedo montado inicialmente em tear feito com varas de bambu. As tiras podem ser de bambu , tecidos, palha de coqueiro ou qualquer outro material. Para prender as tiras pode-se usar barbante ou tiras de tecidos.
Nasci no Acre,mas vivi parte da minha infância e adolescência em Fortaleza-CE. Sou do tempo em que as mulheres se reuniam para bordar, costurar, cozinhar, tricotar...Vi rendeiras criando tramas, bordadeiras enfeitando enxovais. Soltei pipa, joguei bolinha de gude, brinquei de boneca, pulei amarelinha, brinquei de Seu Lobo,esconde-esconde. Vi Bumba-meu-boi, teatro mamulengo e outras manifestações do nosso folclore. Penso que minha opção profissonal partiu dessas vivências que a vida me presenteou, tais como: nascer dentro da exuberância da selva amazônica e conviver com a inesgotável capacidade criativa do povo nordestino.Essas foram influências que certamente me sensibilizaram para querer atuar na preservaçâo do meio ambiente e para querer dar continuidade a cultura popular,onde me expresso através dos bordados e das criações artesanais.
Nome: Ligia Grangeiro Moreira Local: Niterói. RJ Estudos Sociais pela Faculdade do Centro Educacional de Niterói. (Licenciatura curta) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Aldeia Curumim de 1976 a 1987: Professora primária (alfabetização a 2ª série) Escola Nossa-ACEC (Associação Comunitária de Ensino e Cultura) de 1988 a 2004: Professora de 1ª a 4a série do primeiro grau Orientadora de leitura, com alunos de educação infantil até 8a série. Fundação Gol de Letra durante o ano de 2004: Professora de Artes Brinquedoteca HAPI, que funcionava no Museu da República no ano de 2007: Atividades com reutilização de materiais Criação de brinquedos com sucata Colônia de Férias no Country Clube de Niterói a partir do ano de 2004: Criação de brinquedos com sucata Artes plásticas Contação de histórias FORMAÇÃO PROFISSIONAL - Oficina de Contadores de História, ministrada pelo prof. Francisco Gregório Filho no Paço Imperial, com uma carga horária de 30 horas, em abril/maio 1999. - Curso de Contadores de História, coordenado por Maria Clara Cavalcanti, do grupo Confabulando, com carga horária de 18 horas, em out/nov de 1999. - Curso básico de Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar, pelo Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, totalizando 40 horas de carga horária, na UFF (Universidade Federal Fluminense). Dando continuidade a esse curso participação nas Quintas Filosóficas, curso de extensão, 2000. - Curso de História da Arte (do período Gótico ao Surrealismo) na Escolinha de Arte do Brasil, perfazendo um total de 36 horas de outubro a dezembro de 2004. TRABALHOS APRESENTADOS E/OU PUBLICADOS - Participação no III CINFE (Congresso Estadual de Informática de Educação) da UERJ, apresentando relato de experiência Projeto Integrado de Ação Pedagógica envolvendo matemática, biblioteca e informática, novembro de 1999. - Participação no IV CINFE (Congresso Estadual de Informática de Educação) da UERJ, apresentando relato de experiência Projeto Integrado de Ação Pedagógica envolvendo matemática, biblioteca e informática, novembro de 2000. - Relato do trabalho de biblioteca desenvolvido com alunos da Escola Nossa-ACEC na Casa da Leitura em junho de 1999. OUTRAS ATIVIDADES - Trabalho Voluntário junto a ONG Amigos do Coração no Hosp. Infantil Getúlio Vargas, acompanhando um grupo de alunos da Escola Nossa-ACEC, coordenando atividades recreativas, projeto este veiculado pela TV FUTURA no programa NOTA 10. Trabalho voluntário na Fundação Gol de Letra em 2002 e 2003. Trabalho voluntário na Escola Nossa desenvolvendo oficinas de bonecos com pais, professores e alunos. Trabalho de Educação Ambiental desenvolvido no Sítio Toca da Onça em parceria com a Faculdade Maria Tereza e ambientalistas da região oceânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário